Hi, everybody!

Esse assunto é gramaticalmente um pouco mais complexo do que o que está escrito aqui. Mas como sempre digo a todos, ao invés de decorar várias regras e de quebra suas exceções, é bem mais fácil entender e  identificar a função que uma determinada  palavra exerce em uma sentença .

Nem todas as palavras que terminam em ING ou ED  tem a função de  verbos no present progressive ( gerúndio ) ou no passado .  Elas podem ser adjetivos também, porém derivam de verbos.

Como sempre, vamos aos exemplos:

1. He is interestED in this lesson, because it is interestING Ele está interessado nessa lição, porque ela é interessante )

2. He was encouragED by his friends, because they are really encourING ( Ele foi encorajado pelos seus amigos, porque eles são de fato encorajadores )

Note, que os terminados por ED expressam o sentimento que se tem com relação a algo.Como eles expressam sentimento, são atribuidos a pessoas ou animais.

E os terminados em ING expressam o que causa tal sentimento, eles qualificam um substantivo, dão qualidade a algo ou alguém.

Outros exemplos:

Boring – chato, entediador / bored – chateado, entediado

Frightening – assustador / frightened – assustado

Annoying – aquilo que incomoda / annoyed – incomodado

Shocking – chocante / shocked – chocado

Exhausting – esgotante, exaustivo / exhausted – esgotado, exausto

Tiring – cansativo / tired – cansado

Amazing – encantador / amazed- encantado

Confusing – algo que causa confusão / confused – confuso

Disapponting – desapontador / disappointed – desapontado

Touching – tocante / touched – tocado

Esses são alguns exemplos, porém se em um texto aparecerem outros verbos com uma dessas terminações, agora você já sabe, identifique a função da palavra na oração e depois relacione – a com seu  sentido, pois, como vimos nem sempre são verbos, podem ser adjetivos, right?

That´all for today. see you, take care!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =